27/08/2010

Parece que foi ontem...

A morte do Renato Russo completou 15 anos. Apesar do tempo, sua obra continuar presente, pelo menos na minha vida.
Sempre

23/08/2010

O rádio no interior de São Paulo


Olá a todos que acompanham este blog, depois de longa hibernação, estamos de volta para estimular discussões a respeito do rádio, desta vez no interior.
Eu como boa paulista, gosto de fugir do caos da cidade e seus venenos: trânsito, barulho e loucura, que para alguns parece legal, mas cansa, de verdade! Como assunto deste 'post', hoje vem fazer uma avaliação pessoal de como está o rádio de grande e seus venenos como trânsito, o lixo e o barulho e gosto de ir para cidades do interior onde posso descansar e assim, vou sempre que posso ao Circuito das águas Paulista, que tem como cidades: Lindóia, Águas de Lindóia, Serra Negra e Socorro e outras somando um total de 11 cidades que tem em média 170 km de distância da capital de SP.
Pois bem: lá não é apenas interior, lá eu tiro 'férias' de ouvir uma rádio. Mesmo com a redução do governo federal em emitir novas outorgas para emissoras de rádio, a região do circuito das Águas é muito carente de emissoras e as poucas que tem, mantêm uma programação muito sem criatividade. O que acontece por lá? Afinal, muitos profissionais do interior almejam vir p/ SP e assim o fazem... Por que as rádios do interior não investem mais? E estamos falando de cidades que ficam duas, três horas de distância da capital...
A cidade que mais possui rádios é a região de Bragança Paulista e mesmo assim, as poucas emissoras possuem programações tão básicas quanto calça jeans e camiseta, ok! Isso é básico e é o que importa? Humm, eu faço um programa a quatro anos onde mais de 500 emissoras no país transmitem e procuro sempre que possível, mudar seu formato, estilo e a programação musical. Isso me rende credibilidade, ouvintes fiéis e anunciantes nas emissoras e olha que estou fora do principal mercado que é São Paulo, apesar de ganhar salário do interior do Amazonas. Não é o salário que me move (apesar de ser importante), mas acredito no meu bom trabalho e com ele, pessoas que também apostem nele. Ouvi locutores mal-preparados, sem a real 'pegada' no microfone, emissoras sem folguistas nos fins de semana mantendo 'apenas' computadores ligados (como na 102 na região de Itapira) com até 10 minutos de comerciais direto (quando chegava na última propaganda, em lembrava mais a primeira que foi ao ar) e até emissoras fora do ar, que foi o caso da Band FM na região de Pinhalzinho, no último domingo dia 22 de agosto. Como mudar este amadorismo, como investir em rádios em cidades tão pequenas, com até 30 mil habitantes, mas que também merecem uma programação de qualidade?
São Paulo como a sua metrópole pode se dar ao luxo da segmentação no rádio, pois se soma quase 12 milhões de habitantes com públicos e mercados para todos os gostos, e quando a cidade tem menos de 20 mil habitantes? Bom, mesmo em menor quantidade, são públicos consumidores de cultura, de música e informação e acho importante o desenvolvimento de emissoras comunitárias destes lugares como forma de fomentar o comércio e a disseminação de informações para a população e ligação com as cidades vizinhas. Lindóia e Águas de Lindóia, juntas somam quase 25 mil habitantes, são estâncias turísticas e não tem NENHUMA emissora de rádio. Lamentável. A única forma de informação é um jornal local semanal que é distribuído na região, jornal este por sinal bem-feito.
Sou uma séria candidata a morar em Lindóia, pois gosto da cidade que é pequena, pacata e com suas montanhas verdes da Serra da Mantiqueira, mas, ficar isolada sem informações sobre o mundo que me cerca é bem complicado... até serviço de internet a cabo e TV por assinatura, que são serviços considerados hoje essenciais são bem restritos e não tem opções de escolha de empresas do ramo. Por que as grandes empresas não investem no interior? Hoje elas possuem estruturas e condições para que diversos segmentos se desenvolvam.
Um exemplo claro e recente do que é a falta de um veículo ágil como o rádio é o Rodeio da cidade de Lindóia, festa tradicional da cidade, feito anualmente e com divulgação apenas em material impresso (folhetos, jornais etc.) e as emissoras de rádio neste caso, teriam papel definitivo, em divulgar para mais pessoas em cidades próximas, desenvolvendo assim a economia e cultura das festas regionais que são marcas registradas das cidades do interior.
Deixo aqui minha sugestão para que políticos destas regiões lutem para colocar emissoras de rádio e que desenvolvam a imprensa livre como forma de levar o nome de sua cidade a um número muito maior de pessoas, acredite: o rádio tem este poder!

12/08/2010

Glorioso Corinthians

Fiz um vídeo bem caseirinho sobre o último jogo do Corinthians e Flamengo...acho que ficou legalzinho...rsrs
Preciso contratar uma produtora de vídeo...