Nova entrevista já está no ar pelo site Tudorádio (www.tudoradio.com). Desta vez, entrevistei o Gilberto Gonçalves (Giba) da empresa AB 25+, que faz pesquisa em rádio e trabalha com os números temidos do IBOPE. Aproveite e dê uma passadinha por lá. Depois, posto aqui a e 'interview' na íntegra.
bjs
22/06/2009
19/06/2009
Sandro Anderson, o locutor da rádio rock
Quando soube da morte do locutor Sandro Anderson, pensei em postar algo, mas acabei comentando apenas no twitter. O fato é que queria fazer uma pesquisa rápida sobre este locutor que foi um dos pioneiros de uma bela rádio que tocava rock de verdade e mais do que isso: era do forte ABC paulista assim como eu. Nos anos 80, quando ainda tínhamos algumas emissoras que tinha outorga e estúdios aqu no ABC, nem precisávamos ir tão longe para ter a oportunidade de trabalhar como um bom locutor. Lembro-me que a 97 FM, era o que havia de mais 'trash' em rock e em rádio e o melhor, era no ABC. Muita gente não sabe mas, a antiga Scalla e Nativa FM, são algumas das emissoras que tem outorgas de origem aqui do ABC, mas acharam que tinham que tirar a bagaça das rádios daqui e levar p/ o 'centrinho de putos metidos' que é a Paulista (adoro a Paulista,mas que já não pega mais nada como antes. O fato é que Sandro Anderson era dessa geração e acompanhei principalmente seus anos de ouro quandoa 89 FM ainda tinha algum resquício de rock. O que me surpreendeu na época da mudança da rádio foi justamente Sandro Anderson ter ficado naqueles estilo pop que nada tinha a ver com a cara dele. Na época disse apenas que trabalha e portanto, seguia ordens. Se adaptou e fez bonito por todo este tempo, pena que su potencial não foi totalmente aproveitado, até porque nem deu tempo.Pena!
Segue matéria do dia 08 de junho de 2009 do jornal 'Diário do Grande ABC':
O locutor de rádio Sandro Anderson da Silva, 42 anos, morreu na noite de domingo depois de bater a moto que dirigia em um poste na avenida Ramiro Colleoni, no Centro de Santo André. Sandro Anderson, como era conhecido pelos ouvintes, havia acabado de deixar uma festa em comemoração à sua despedida de solteiro quando perdeu o controle da moto logo depois de fazer uma curva. A vítima chegou a ser levada ao Pronto Socorro Central, mas não resistiu aos ferimentos. O sepultamento do corpo do locutor estava previsto para o fim da tarde desta segunda-feira no Cemitério da Vila Assunção. Perfil - Sandro Anderson nasceu em Santo André e era morador do Jardim Stela. Começou a carreira cobrindo as madrugadas na extinta rádio 97 FM, que ficava na avenida Gilda, perto da casa do locutor. Com a transferência da rádio para São Paulo e, em seguida, sua venda, Sandro Anderson partiu para a concorrente 89 FM, que disputava a preferência do público roqueiro na época. Desde então, o locutor se manteve à frente dos microfones mesmo com a compra da rádio pelo Grupo Bandeirantes e a alteração do tipo de programação. Eu não conhecia o Sandro Anderson do tipo, trocar idéias,mas sabia que era um cara nadele e um dos poucos que ainda tinha a humildade como qualidade indiscutível.A rádio 89 FM, prestou uma singela mas bacana homenagem ao Sandro Anderson segue o link para a galera: http://www.89fm.com.br/projetos/sandroanderson/default.aspx A homenagem do nosso blog prefere mostrar o que o cara sabia fazer de melhor.
Segue link de vídeo do youtube com Sandro Anderson em ação, ou seja: no microfone. http://www.youtube.com/watch?v=1WEE97byges
Qual é o valor da Informação?
É com este título que o jornal 'O Estado de SP', abre sua nova campanha publicitária e acho que vem em hora propícia, já que com a discussão do diploma de jornalismo em pauta, é uma boa hora de saber quanto vale a informação que você recebe aí, no conforto de sua casa.
Podia escrever aqu tudo que acho sobre essa palhaçadinha do diploma de jornalismo,mas estou juntando os cacos p/ desabafar geral, por enquanto faço só uma reflexão... Segue ótima idéia do jornal em deixar seu leitor livre para estabelecer o valor de nosso trabalho, o trabalho do jornalista. Só espero que dêem um valor justo!
Assinantes determinam o valor do Estadão
Em um desdobramento da campanha "Qual o Valor do Conhecimento?", criada pela Y&R, jornal lança uma ação na qual oferece um plano de assinatura em que o leitor escolhe quanto quer pagar
Os assinantes do jornal O Estado de S.Paulo receberam dois convites incomuns na edição desta quinta-feira, 18 de junho. Para explorar o mote de sua nova campanha,"Qual é o valor do conhecimento", o veículo usou a estratégia de oferecer aos leitores a chance deles próprios estabeleceram o valor da informação que recebem.
Em um desdobramento da ação criada pela Young&Rubican - que marcou o primeiro trabalho da agência desde a conquista da conta, no último mês de maio - o jornal lançou um novo plano de assinaturas no qual o próprio leitor decide quanto pagar para receber, diariamente, o exemplar do Estadão em sua casa durante um mês. Em um anúncio de uma página, o jornal traz a frase "Hoje é você quem decide quanto vai pagar pela assinatura do Estadão" e explica o regulamento da promoção.
A ação vale para todos aqueles que aderirem ao plano de assinatura semestral do jornal até o dia 31 de julho. Somente o valor pago no primeiro mês fica a critério do leitor. A estratégia da agência é, de uma maneira prática, ressaltar a qualidade do seu conteúdo jornalístico e mostrar que uma informação bem apurada e embasada possui um valor diferenciado.
Além da liberdade no pagamento da assinatura, o jornal também trouxe uma outra ação em sua edição desta quinta-feira, 18. Em uma sobrecapa, o veículo publicou um encarte, com duas entradas para o Museu de Arte de São Paulo (Masp), acompanhadas da mensagem "Você vai dar sua opinião dizendo quanto você acha que vale visitar o Masp". A ideia é fazer com que os leitores recortem os cupons e visitem o museu, pagando a quantia que desejarem na bilheteria.
Fonte: Meio&Mensagem
Fim do diploma jornalístico, fim de veículos de mídia
Nesta semana onde muito se falou sobre o fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo, é importante citar o fim de alguns veículos que tem como mão-de-obra, o trabalho intelectual de colegas jornalistas que ao contrário do que afirou o STJ, precisa SIM SENHOR de conhecimento técnico,'feeling', apuração de notícias e conhecimento dos assuntos acima da média da população. Com um amontoado de blogs e canais de discussão sobre este assunto, prefiro aqui citar as más notícias que vem com decisões tomadas por Magistrados que dizem entender de lei e aprovar tal decisão, mas muito pouco sobre jornalismo.
Abril descontinua canais de TV e da Revista da Semana
Em comunicado, grupo de mídia declara que suspenderá as atividades do Ideal e do Fiz TV a partir do próximo dia 30; Revista da Semana também será descontinuada
Os canais Ideal e Fiz Tv, do Grupo Abril, deixarão de existir a partir do próximo dia 30 de junho. Em comunicado enviado nesta quinta-feira, 18 de junho, o Grupo Abril informa que suspenderá as atividades dos dois canais por conta das dificuldades de distribuição do conteúdo na TV por assinatura.
Como justificativa, o grupo declara acreditar que somente uma competição saudável pode promover e estimular o surgimento de novos núcleos de produção audiovisual no País. Na nota, o presidente executivo do Grupo Abril, Giancarlo Civita, declara que a empresa continuará firme na missão de levar um bom conteúdo a população. "Há quase 60 anos buscamos levar o melhor conteúdo a todo o Brasil, independentemente do meio de comunicação ou plataforma utilizada. É a nossa missão e vamos continuar a seguir esse objetivo", afirma o executivo.
O Grupo Abril mantinha os dois canais no ar há dois anos. Os sinais do Ideal e do Fiz TV eram transmitidos apenas pela TVA (pertencente ao próprio grupo Abril) e por algumas distribuidoras de TV por assinatura independentes. As atividades dois dos dois canais serão mantidas no Grupo somente até o próximo dia 29 de junho.
Revista da Semana
Em outro comunicado, a Editora Abril também decretou o fim da Revista da Semana, título lançado em agosto de 2007 com a missão de trazer um apanhado semanal das principais notícias publicadas pela imprensa nacional e internacional. O título deixará de circular a partir do próximo dia 25 de junho.
Na nota, o presidente executivo da Editora Abril, Jairo Mendes Leal afirmou que a diretoria do grupo acreditava que o título pudesse se firmar mesmo diante da competitividade impulsionada pela grande circulação de informação nos meios digitiais, mas que a crise econômica e a retração do mercado acabaram inviabilizando o projeto.
Fonte: jornal Meio& Mensagem
Só uma observação quanto ao 'Fiz TV': Era um projeto inovador, dando oportunidade spara o internauta interagir literalmente com o conteúdo do canal, como se vê, os meios tradicionais ainda continuam sendo as principais fontes de renda, só esquecem que o rádio ainda tem uma fatia muito pequena do mercado. VAMOS ANUNCIAR EM RÁDIO!
Reality Show para locutores
Ôpa povo amado! Estamos aqui novamente com mais notícias do mundo do rádio
e outros assuntos do interesse de alguns, talvez! O fato é que coo estou de férias da Pós-graduação, agora fica mais fácil escrever bons artigos, pelo menos a gente tenta. O assunto da não obrigariedade do diploma de jornalismo vai pedir uma sessão especial de letrinhas por aqui e estou preparando isso também, posi tem muito a ver com rádio. Enquanto isso, trago uma notícia interessante e que por muitas vezes, achei que isso seria uma boa idéia para atrair novos talentos. A antiga rádio Cidade FM, chegou a fazer uma concurso para novos locutores, que foi anunciado em jornal e tal e na época, quem levou a vaga foi a Simone Rigotti, locutora que hoje está em Santa Catarina trabalhando em uma emissora universitária. Aproveite o seu talento como narrador esportivo e tente a sorte!
Esporte Interativo lança reality show para locutores
Candidatos poderão enviar vídeos com suas narrações. Os oito finalistas ficarão confinados no Rio de Janeiro para disputar contrato de um ano com a emissora
Um inédito reality show para narradores anônimos é a mais nova atração da TV Esporte Interativo que espera movimentar o interesse de seus telespectadores com a novidade. Os candidatos deverão entrar no hotsite criado para explicar o regulamento e disponibilizar vídeos com gols que devem baixados para que o candidato grave sua narração e a envie à emissora com os dados pessoais.
A escolha dos oito finalistas, que serão convidados a vir ao Rio de Janeiro, acontece neste fim de semana, com uma votação mista entre telespectadores e três jurados da TV Esporte Interativo: Fábio Medeiros, André Henning e o jornalista italiano Daniele Monti. O prêmio ao vencedor será um ano de contrato com a TV Esporte Interativo. Os finalistas começam a disputa a partir do dia 27, com a dinâmica de uma eliminação por programa nos próximos sábados e domingos até a definição do escolhido.
O plano comercial colocará à disposição dos anunciantes da emissora ações contextualizadas dentro do programa. A votação, por exemplo, será exclusiva por SMS de celulares da TIM.
Fonte: Meio&Mensagem
Assinar:
Postagens (Atom)