10/09/2012

Tendência de Mercado: Narração para livros digitais

Tivemos recentemente em São Paulo, a realização da Bienal do Livro no Anhembi, o que consolidou ainda mais o interesse do brasileiro pela leitura. Ainda precisamos estimular muito mais este hábito desde cedo em crianças  (e porque não em adultos também?) e uma das formas é o uso da tecnologia para atrair novos leitores.
A EccoVoz acompanhando esta tendência de mercado, já realiza narrações para audio-books ou e-books que nada mais é do que o livro tradicional de papel preparado para narração ou produzido com animação para apresentar uma nova versão falada  (e também uma opção) aos seus leitores.
Se você é uma editora, saiba que apesar de pouca procura ou aparente pouca demanda, segundo pesquisa do Instituto Pró-livro, estes recursos vão conquistar uma nova geração de leitores; as crianças e adolescentes.
A EccoVoz faz a roteirização e a locução e na área de animação, temos parceria com grandes e experientes empresas de e-learning no mercado educacional que possuem 'know-how' para a produção do seu e-book. Mais informações, entre em contato conosco: www.eccovoz.com
Assista a recente matéria sobre livros digitais no link abaixo e também matérias falando com mais detalhes sobre o assunto.
(Fonte: TV Globo)

Matéria sobre E-book e a Bienal do Livro de SP -2012

Estímulo de leitura para crianças.

Região Sudeste polo líder no consumo de livros digitais

Relação dos brasileiros com os livros digitais

29/08/2012

Você conhece a locução institucional?

Olá internautas!
Mais uma vez viemos ao blog para atualizar você com as novidades que a EccoVoz vem fazendo no mercado de locução.
Hoje vamos falar sobre sobre a narração institucional. E qual é a diferença desta modalidade de locução em relação a publicitária, por exemplo?
A narração institucional normalmente, traz um texto mais longo e explicativo sobre um produto ou serviço. É um trabalho pausado e que exige narração que transmita credibilidade através da voz; é uma forma de transmitir a mensagem de forma clara e muitas vezes com uma ênfase mais séria. Esta modalidade de locução é muito utilizada por empresas para transmitir balanços, históricos ou simplesmente apresentar de forma breve uma apresentação sobre a empresa.
E sua empresa, já fez o seu institucional? A EccoVoz oferece não somente a locução mas também a roteirização de texto feito por jornalistas experientes para o vídeo no qual fazemos em parceria de longa data com a Jam Produtora, responsável pela produção e finalização do áudio e vídeo para nossos clientes.
Confira um destes trabalhos de locução institucional narrado por um de nossos locutores, Marcos Olivares.
E se você também quer produzir uma apresentação ou vídeo, consulte-nos pelo site: www.eccovoz.com


18/08/2012

Comerciais para TV - Skyline Hall

Olá internautas!
Os locutores Marcos Olivares e Fernanda Lima são as novas vozes para a mais recente e nova casa de shows de São Paulo, a Skyline Hall, veiculados pela TV Alphaville em SP.
Confira os recentes trabalhos:
Voz: Fernanda Lima


                                              Voz: Marcos Olivares

                                                  Voz: Fernanda Lima


                                                Voz: Marcos olivares
                                                       
E você, gostou? Entre em contato pelo site e contrate um de nossos mais de 20 locutores. Com certeza temos a voz que combina com seu produto ou serviço!
www.eccovoz.com







21/06/2012

Novo Trabalho feito pela EccoVoz





Este é o trabalho mais recente feito pela EccoVoz. Nele a locutora Fernanda Lima faz narração de vídeo para o laboratório Daichii Sankyo do Brasil.
A EccoVoz fez o trabalho de locução e edição do vídeo. Se você também quer este trabalho em sua empresa, entre em contato pelo nosso site: www.eccovoz.com

14/06/2012

Conheça o trabalho dos profissionais que fazem voz padrão

 Matéria recente publicada  nos meios de comunicação e fala sobre a importância da voz padrão em diversos veículos de comunicação. Mas não pense que apenas na publicidade e jornalismo isso é importante; em trabalhos como e-learning, radiowebs's e apresentação institucionais de empresas essa marca também é importante. Eu, por exemplo sou voz- padrão das lojas Preçolândia, da CSAV Group entre outras empresas que precisam de uma voz venda bem seu produto ou serviço.
A EccoVoz disponibiliza vários profissionais que possuem este perfil e com certeza uma delas pode ser a SUA VOZ.
Esta matéria tem uma entrevista especial com nosso amigo e colega de rádio Doni Littieri,que já foi voz-padrão na TV Globo São Paulo, Rádio Antena 1 e hoje está na TV Record; confira na íntegra a matéria na sequência.
Boa leitura!
Fernanda


Quem nunca teve curiosidade em saber o rosto e a identidade daquela voz companheira dos intervalos comerciais de TV ou de rádio, que alerta sobre o filme da vez, o dia e o horário de seu programa preferido? São rostos anônimos, mas com vozes que são facilmente reconhecidas se ouvidas em qualquer ambiente. É o caso do locutor Doni Litieri, voz padrão da TV Record.

Em conversa com a reportagem, não demora nada para que ele comece a dar exemplos daquilo que sabe fazer de melhor: interpretar com a voz. De improviso, ilustra como faz suas chamadas. “Confira no ‘Hoje em Dia’ com Edu Guedes”. Esse tom é mais descontraído”, explica. “Nesta quarta, ‘CSI’. “É uma série policial, portanto, precisa ser chamada com mais firmeza.” Longe de ocupar papel de celebridade e ser parado para dar autógrafos, Litieri conta que tem seus momentos de reconhecimento em público. 

“Uma vez a funcionária de um supermercado disse que conhecia minha voz de algum lugar”, diverte-se. Na época Litieri emprestava sua locução para a TV Globo. Situação semelhante já aconteceu com Jacqueline Dalabona, locutora da Rádio BandNews FM. “Às vezes começo a conversar com alguém e a pessoa fica tentando identificar de onde conhece a minha voz. Quando lanço mão do ‘Em 20 minutos tudo pode mudar’, slogan da rádio, as pessoas imediatamente reconhecem”, comenta Jacqueline.

QUESTÃO DE TÉCNICA

O papel de Litieri e Jacqueline, assim como muitos de seus colegas que atuam como locutores padrão, seja no rádio, seja na TV, vai além das chamadas. Tecnicamente essa locução é conhecida como “voz padrão”. É o que dá a identidade ao canal e é indispensável para apresentar as atrações da casa. Segundo publicitários, o dono da voz representa o personagem, que cria relação direta com telespectadores e ouvintes. Litieri reconhece que, aparentemente simples, o cotidiano de um profissional que faz voz padrão requer interpretação e sinergia com o conteúdo da emissora. Ele grava diariamente. Jacqueline costuma gravar de duas a três vezes por semana, de acordo com a demanda das chamadas urgentes e do noticiário.

Litieri explica que na Record existe um departamento específico para locução, encarregado da dinâmica de gravações e da produção dos textos que serão lidos e interpretados. A regra também vale para outros canais de TV. “A técnica é simples, mas determinante. Imagine que minha chamada será responsável por apresentar o programa para o telespectador. É um momento fundamental para ganhar sua atenção.” A técnica destacada pelo locutor depende bastante de interpretação. “O improviso do rádio nos ajuda bastante nessa hora. Se o anúncio for de um programa de auditório, é um ritmo. Se for uma série de aventura, outro. Se é um filme de terror, muda mais ainda”, diz.

ESCOLA DO RÁDIO

Todos os profissionais ouvidos por imprensa para esta matéria são, inicialmente, radialistas. Uns migraram para a TV, outros estão nas duas mídias e outros ainda optam pela atenção exclusiva ao dial. É o caso de Roberto Nonato, que, além de âncora da Rádio CBN, também é voz padrão da Rádio Globo. “Nosso trabalho dá identidade a uma emissora, seja ela noticiosa, seja de entretenimento. Quantas pessoas nem precisam ver a frequência para saber em que rádio estão sintonizadas? Só de ouvir, elas já identificam onde ligaram.”Nonato também dá ênfase à técnica, o que ele prefere chamar de dinâmica. “Eu faço vinhetas de esporte e jornalismo e, ainda que o ouvinte perceba que é a mesma voz, ela não pode ter a entonação igual, deve variar. É desse esforço que depende o sucesso da vinheta de um programa.”

O locutor alerta que, se a chamada não for bem-feita, pode derrubar um bom conteúdo. “Se estiver deslocada, pode tirar o brilho.” Sobre a dinâmica de trabalho, ele explica que o ritmo não é pesado, mas é diário e esclarece que voz padrão não se cria da noite para o dia. É necessário tempo para moldar a tonalidade. Colega de emissora de Nonato e voz padrão da CBN, Laerte Vieira pontua que a rádio all news requer do profissional uma dedicação específica. “A voz precisa ser neutra. Não pode ter muita ‘cor’. Não pode puxar demais para o grave. Nem muito séria nem muito descolada. Se é muito grave, só vai vender produto jornalístico que requer alta credibilidade, mas pode ser incompatível com um programa de entretenimento.”

Para Vieira, o desafio é atuar nessa faixa neutra. O profissional deixa claro que a voz padrão é algo distinto da publicidade. “Sou jornalista e não misturo trabalhos comerciais com notícia. Sempre que existe o oferecimento de um anúncio do programa, ele vem separado e feito por outra pessoa. O produto que eu represento é a CBN somente”, conclui. Voz padrão da Rádio e da TV Bandeirantes, Walker Blaz ressalta o nível estratégico da função para a emissora e a importância de o locutor estar alinhado com a casa. “Quando você se torna a voz de um veículo, todo o seu foco precisa estar ligado no projeto que a direção pretende desenvolver com a sua participação. A partir do instante em que você está integrado, sua voz se transforma no instrumento da divulgação de um produto complexo, que exige o melhor do seu potencial.” Para ele, o trabalho desenvolvido contribui para influenciar todas as pessoas que trabalham no canal. Donos de uma grande responsabilidade, os profissionais de voz padrão são responsáveis por um elo fundamental do negócio: a aproximação da marca da emissora de sua audiência por um dos primeiros meios de comunicação existentes: a voz.

Identidade x Publicidade

Há 12 anos como principal voz publicitária das Casas Bahia, Bob Floriano, atual presidente do Clube da Voz, atua em diversas áreas. Além de locução publicitária, ele também é voz padrão do canal a cabo E! Entertainment. Floriano é jornalista e já apresentou programas como “Shop Tour” e “Fala Brasil” na TV Record. Porém, a formação jornalística não o impede de atuar na locução publicitária. No Clube da Voz seu objetivo é valorizar o locutor e oferecer alternativas de qualidade aos anunciantes.


Emprestando a voz

“Há 12 anos, sou a voz das Casas Bahia. Foi sendo construída uma relação de identidade e confiabilidade. A marca percebeu que seu produto estava muito bem impresso no áudio. Eu sempre digo que nós emprestamos um RG para a marca com a nossa voz. E acho que as empresas sérias tomam esse cuidado na hora de selecionar seus locutores.”

Na TV paga

“Também sou voz padrão do canal E! Entertainment há mais de 10 anos. A TV paga é um mercado muito grande e tende a crescer ainda mais. Mas exige qualidade. O investimento deve ser sério. Mas a técnica em si segue a dinâmica dos outros canais.”

Limites da publicidade

“Quando você é voz padrão sempre existe essa divisão. Tem outro profissional nos canais que faz especificamente as chamadas comerciais. Não me importaria de fazer os dois, mas isso é uma decisão do canal. Mas o resumo de tudo isso é: o profissional de voz padrão empresta a credibilidade de sua voz para emissoras e marcas.”

Matéria publicada na edição de junho (279) da Revista IMPRENSA

29/03/2012

De volta ao "TudoRadio"



Bom, como vocês sabem fui jornalista e colunista do site TudoRadio há algum tempo e agora estou de volta.
É sempre bom falar desta veículo que me encanta até hoje. É bom voltar  ao TudoRadio, o site mais  especializado em rádio do Brasil. Agora a coluna também vêm acompanhada de audiocast o que permite que você ouça o texto escrito de forma resumida ou possa baixar em seu Ipod ou Iphone.
Segue o link para que vc possa conhecer. Espero dicas e sugestões de vcs. Espero que gostem.
 Boa leitura!
  Coluna TudoRadio Fernanda Lima

26/03/2012

Mais uma locução com a voz de Fernanda Lima e EccoVoz


Esta é o mais recente trabalho de locução para a farmacêutica Biolab onde os vídeos serão usados em Ipad's dos propagandistas. Esta é uma extensão do trabalho que fazemos de e-learning e locução institucional. Narrado pela jornalista e locutora Fernanda Lima. Conheça mais nosso trabalho e nossos profissionais pelo site: www.eccovoz.com

16/03/2012

1º seminário de dublagem em São paulo


É com grande prazer que apresentamos o I Seminário de Dublagem, promovido pelo Dubladores.com, que acontecerá nos dias 5, 12, 19 e 26 de maio de 2012, das 15h as 19h, no coração de Sâo Paulo, na Avenida Paulista, 2.200, em frente ao metrô Consolação.

Locutores, atores e até mesmo fãs da dublagem podem se inscrever no evento. O tema será o mercado da dublagem, o que é necessário para participar desse meio tão concorrido, como são feitas as escolhas dos dubladores, as funções de um diretor de dublagem, e claro, os dubladores vão fazer as vozes que os tornaram tão famosos. Alguns dubladores prometem algumas supresas!

O Seminário terá palestras de 10 dubladores bastante conhecidos, e contará com a participação especial de dois netos do Orlando Drummond (o Seu Peru, da escolinha do professor Raimundo), que fazem parte da nova geração da dublagem.

Lembrando que para ser dublador é necessário ser ator profissional, formato e com registro do DRT, porém muitos locutores podem assistir a palestra para conhecer mais sobre este nicho de mercado.
Importante: Neste seminário é pacote fechado, ou seja: não há apresentação avulsa de palestras e portanto o valor é único e integral mas pode ser pago no cartão de crédito em até 12 vezes.
Os participantes receberão certificado ao fim do seminário.

Mais informações: Site Dubladores

12/03/2012

Mais novo trabalho na voz de Fernanda Lima

Este é o mais recente trabalho feito de dublagem pela locutora Fernanda Lima para treinamento de profissionais de saúde para a empresa Prevalon INC.
Como você sabe, a EccoVoz tem como foco o trabalho corporativo e a locução em e-learning e em diversos idiomas.
Se você ainda não conhece nosso trabalho de dublagem, entre em nosso site e conheça as nossas soluções: www.eccovoz.com
Agradecemos a Hipocampus por enviar o vídeo finalizado.


07/03/2012

Novos programas de rádio- Fernanda lima


E mais uma novidade para clientes EccoVoz em 2012
A jornalista e locutora Fernanda Lima continua expandindo e pesquisando novos modelos de programa para o radio brasileiro e com isso, surgiram novas idéias de conteúdo que depois de algum tempo sendo formatado, chegou finalmente para que emissoras de todo o país e podcasts possam acessar essa novidade.
Fernanda Lima iniciou em fevereiro de 2012 a produzir e fazer três novos programas de radio; desta vez comercializado por  uma nova produtora, a I9 sua Rádio Produções de Minas Gerais.
Os programas são voltados para um publico formado por fãs e admiradores do talento de artistas que marcaram e contribuíram para a música mundial; são eles: 'Beatles Forever', 'ElvisMania' e 'Rei do Pop'. O primeiro  traz musicas da carreira do grupo Beatles e também dos integrantes em carreira solo. Já o ElvisMania traz nada menos que toda história e legado musical de Elvis Presley, com dicas e informações de fã-clubes especializados na carreira do Rei e detalhes sobre sua vida profissional e pessoal. E por ultimo, mas não menos importante, o 'Rei do Pop'  que também tem como conteúdo carreira de Michael Jackson e também sobre seu início no grupo Jackson Five e também de sua família musical. Todos os programas tem duração de uma (1) hora sendo semanal e pode ser colocado e comercializado em qualquer programação de radio tanto AM quanto Fm. Toda a semana é feito um programa inédito e feito baseado em pesquisa para que o conteúdo seja de credibilidade com apresentação espontânea e participação dos ouvintes através das redes sociais.
Se você quer ter estes programas em sua emissora, aproveite e acesse o site da produtora www.i9suaradio.com.br  e baixe o demonstrativo e faça sua assinatura. Precinho camarada e conteúdo nota 10! Acesse o link e ouça demo:
Demonstrativo Beatles
Lembrando que neste ano, Fernanda Lima comemora 6 anos em que apresenta o programa mais tradicional de flash Back, o prestigiado "Classe A" que é transmitido para mais de 400 emissoras em todo o país pela Talkradio conteúdo radiofônico.