14/12/2009

Inclusão e Acessibilidade: a locução como aliada.



Muitos de nossos clientes que atendemos na nossa produtora EccoVoz são empresas preocupadas com a inclusão de deficientes em seu quadro de colaboradores com isso, os deficientes visuais precisam de uma 'forcinha' a mais neste tocante, já que a adaptação da empresa, exige capacitação daqueles que desenvolvem este trabalho.
Nosso empresa, a EccoVoz Comunicação e mídia chegou na frente; há 4 anos realizamos e projetos de locução para empresas que produzem animações e treinamentos à distância ou mesmo em projetos de qualificação profissional. Nestes projetos, a animação e os textos não representam muito para aqueles que não enxergam, mas a nossa voz é o principal instrumento de trabalho e de acessibilidade para estas pessoas.
A EccoVoz possui um casting de locutores especializados na área de e-learning, narrando de forma didática e precisa para facilitar a vida dos deficientes visuais que estão no mercado de trabalho. Sua empresa também pode ter esse benefício, entre em contato conosco: www.eccovoz.com
Complementando este pequeno artigo, segue pesquisa realizada pelo portal E-learning Brasil sobre a preocupação das empresas com este assunto em suas companhias:



Acessibilidade nos projetos de e-Learning
--------------------------------------------------------------------------------


1. Objetivo

A pesquisa deste mês identificou como as organizações têm aplicado a acessibilidade nos projetos de e-Learning para beneficiar portadores de necessidades especiais, principalmente os deficientes visuais.


2. Resultados
2.1 Existência de portadores de deficiência visual na organização
- 71% das organizações não possuem colaboradores portadores de deficiência visual.


2.2 Acessibilidade nos projetos de e-Learning
- 55% das organizações pretendem promover acessibilidade para os deficientes visuais nos cursos de e-Learning nos próximos anos;
-45% das empresas não pretendem criar esse recurso.


2.3 Desenvolvimento de cursos on-line considerando a acessibilidade

- 70% optou por não desenvolver um curso on-line considerando a acessibilidade para portadores de deficiência;
- 13% desenvolveram com acessibilidade para todos os usuários com necessidades especiais
- 7% somente para deficientes visuais;
- 6% desenvolveram cursos adaptados para deficientes auditivos;
- 5% para deficientes físicos. Confira no gráfico:

2.8 Motivos para não ter implementado a acessibilidade
- 31% afirmou não ter se preocupado com esse quesito porque nenhum de seus colaboradores possui necessidades especiais;
- O desconhecimento dos padrões de acessibilidade também foi outro item bastante lembrado pelos pesquisados (15%);
- 8% apontam que a falta dos recursos de acessibilidade ocorre porque a ferramenta de autoria não possui esse recurso.


2.9 Grau de conhecimento sobre os padrões de acessibilidade
- 50% das organizações, o grau de conhecimento sobre os padrões de acessibilidade que estabelecem regras gerais para o design de conteúdo acessível para os usuários com deficiência é insatisfatório;
- 28% consideram regular;
- 14% satisfatório;
- 8% consideram ótimo.

3. Conclusão
A pesquisa deste mês identificou como as organizações têm aplicado a acessibilidade nos projetos de e-Learning para beneficiar portadores de necessidades especiais, principalmente os deficientes visuais.

A amostra analisada possui uma distribuição variada de organizações, pertencentes às cinco regiões brasileiras: Sudeste (52%), Sul (22%), Nordeste (13%), Centro-Oeste (12%) e Norte (1%).

O resultado mostra que 71% das organizações não possuem colaboradores portadores de deficiência visual.

Cinquenta e cinco por cento das organizações pretendem promover acessibilidade para os deficientes visuais nos cursos de e-Learning nos próximos anos, mas 45% das empresas não pretendem criar esse recurso.

Na fase Desenvolvimento de cursos on-line considerando a acessibilidade, a grande maioria (70%) optou por não desenvolver um curso on-line considerando a acessibilidade para portadores de deficiência, porém 13% desenvolveram com acessibilidade para todos os usuários com necessidades especiais, 7% somente para deficientes visuais, 6% desenvolveram cursos adaptados para deficientes auditivos e 5% para deficientes físicos.

Para 40% dos entrevistados, não houve preocupação dos desenvolvedores em tornar a interface do LMS acessível, sendo que apenas 15% tornaram a interface do LMS acessível. Outros 45% não possuem LMS.

A acessibilidade ainda parece um grande desafio, pois 76% das organizações afirmaram que os designers não se preocuparam com esse recurso. Apenas 24% declararam que os designers se preocuparam em criar a acessibilidade para deficientes visuais.

A maioria das organizações (49%) queria permitir a inclusão digital, 11% implementaram esses recursos para estar de acordo com o decreto de lei de acessibilidade (nº 5296), em que sites e portais de administração pública têm prazo de 12 meses para ser acessíveis a deficientes visuais.

Durante o período de criação do curso, o maior desafio foi a integração multimídia, apontada por 36% das organizações pesquisadas. Para 33%, o maior desafio foi a acessibilidade no Gerenciador LMS.

A amostra quis identificar o motivo pelo qual as organizações não implementaram os recursos de acessibilidade. A grande maioria (31%) afirmou não ter se preocupado com esse quesito porque nenhum de seus colaboradores possui necessidades especiais. O desconhecimento dos padrões de acessibilidade também foi outro item bastante lembrado pelos pesquisados (15%). Já 8% apontam que a falta dos recursos de acessibilidade ocorre porque a ferramenta de autoria não possui esse recurso.

Para 50% das organizações, o grau de conhecimento sobre os padrões de acessibilidade que estabelecem regras gerais para o design de conteúdo acessível para os usuários com deficiência é insatisfatório, 28% consideram regular, 14% satisfatório e apenas 8% consideram o conhecimento ótimo.

4 comentários:

Blog do JADSON disse...

Olá Fernanda, olha desculpa a invasão viu rss, SOu Blogueiro e Locutor mas sem DRT ai sou amador entende não sou registrado. e tipo eu gostaria muito de fechar parceria com seu Blog trocar um link derepente, então agora virei seguidor dele. Encontrei aqui vários Links Legais e Interessantes, sem duvidas meus leitores terão mais um link de conteudo para visitar. sendo assim fico no AGuardo de Contato.

Jadson Barbosa
ADM- Blog do JADSON
www.jadsonet.com

Aumente o Volume - Delírios sobre Rádio disse...

Olá Jadson, tudo bem?
Obrigado pelo contato e por seguir nosso blog. Acesse o nosso site para que possamos fazer novas parcerias!
abçs

Jadson Barbosa disse...

Ola Fernanda, aqui vai tudo bem sim.. desculpe minha demora em em respondê-la e que a rotina de estudos aqui é uma loucura, mais tenha certeza que já somos parceiros antes mesmo de nos conhecer-mos parceiros de profissão!

Um forte abraço,
Quiser entrar em contato só entrar na pagina de contato do meu blog.
Jadsonet.Com
bjo ;D

Jadson Barbosa disse...

Depois de um tempinho eu volto aqui na intenção de tentar reafirmar a parceria, aguardo seu contato. bjão forte abraço!