19/06/2009

Fim do diploma jornalístico, fim de veículos de mídia


Nesta semana onde muito se falou sobre o fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo, é importante citar o fim de alguns veículos que tem como mão-de-obra, o trabalho intelectual de colegas jornalistas que ao contrário do que afirou o STJ, precisa SIM SENHOR de conhecimento técnico,'feeling', apuração de notícias e conhecimento dos assuntos acima da média da população. Com um amontoado de blogs e canais de discussão sobre este assunto, prefiro aqui citar as más notícias que vem com decisões tomadas por Magistrados que dizem entender de lei e aprovar tal decisão, mas muito pouco sobre jornalismo.

Abril descontinua canais de TV e da Revista da Semana
Em comunicado, grupo de mídia declara que suspenderá as atividades do Ideal e do Fiz TV a partir do próximo dia 30; Revista da Semana também será descontinuada

Os canais Ideal e Fiz Tv, do Grupo Abril, deixarão de existir a partir do próximo dia 30 de junho. Em comunicado enviado nesta quinta-feira, 18 de junho, o Grupo Abril informa que suspenderá as atividades dos dois canais por conta das dificuldades de distribuição do conteúdo na TV por assinatura.

Como justificativa, o grupo declara acreditar que somente uma competição saudável pode promover e estimular o surgimento de novos núcleos de produção audiovisual no País. Na nota, o presidente executivo do Grupo Abril, Giancarlo Civita, declara que a empresa continuará firme na missão de levar um bom conteúdo a população. "Há quase 60 anos buscamos levar o melhor conteúdo a todo o Brasil, independentemente do meio de comunicação ou plataforma utilizada. É a nossa missão e vamos continuar a seguir esse objetivo", afirma o executivo.

O Grupo Abril mantinha os dois canais no ar há dois anos. Os sinais do Ideal e do Fiz TV eram transmitidos apenas pela TVA (pertencente ao próprio grupo Abril) e por algumas distribuidoras de TV por assinatura independentes. As atividades dois dos dois canais serão mantidas no Grupo somente até o próximo dia 29 de junho.

Revista da Semana
Em outro comunicado, a Editora Abril também decretou o fim da Revista da Semana, título lançado em agosto de 2007 com a missão de trazer um apanhado semanal das principais notícias publicadas pela imprensa nacional e internacional. O título deixará de circular a partir do próximo dia 25 de junho.

Na nota, o presidente executivo da Editora Abril, Jairo Mendes Leal afirmou que a diretoria do grupo acreditava que o título pudesse se firmar mesmo diante da competitividade impulsionada pela grande circulação de informação nos meios digitiais, mas que a crise econômica e a retração do mercado acabaram inviabilizando o projeto.
Fonte: jornal Meio& Mensagem

Só uma observação quanto ao 'Fiz TV': Era um projeto inovador, dando oportunidade spara o internauta interagir literalmente com o conteúdo do canal, como se vê, os meios tradicionais ainda continuam sendo as principais fontes de renda, só esquecem que o rádio ainda tem uma fatia muito pequena do mercado. VAMOS ANUNCIAR EM RÁDIO!

Nenhum comentário: